Imagem capa - DIY no casamento: delicadeza e personalidade por Leandro Monteiro
Dicas para noivas

DIY no casamento: delicadeza e personalidade

DIY é a sigla da frase Do it yourself, que significa FAÇA VOCÊ MESMO. No Brasil, também conhecemos essa tendência pela palavra ARTESANATO. E de alguns anos para cá os itens, objetivos e decoração artesanal foi ganhando espaço no universo dos casamentos! E esse ano, 2017, o diferente se tornou tendência


Por que o artesanato ganhou tanta importância no casamento? 

O casamento tem como base celebrar a união e o amor de um casal, e o foco está todo nos noivos. A decoração artesanal faz com que o ambiente inteiro transmita a personalidade do casal, com visual único, exclusivo.

Além disso, o DIY pode ser divertido, romântico, elegante: o que você quiser! E possui maior capacidade em encantar os convidados. 


Quais são os estilos de casamento que o artesanato mais se encaixa?

Hoje, os casais que optam pela decoração DIY também optam, geralmente, por mini wedding (casamento pequeno), casamento rústico, casamento campestre, ou casamento shabby chic. 

Entretanto, não existe regra. As peças feitas à mão podem fazer parte desde um casamento tradicional de luxo, até um casamento pequeno e simples. Tudo dependerá das vontades do casal e do tipo de decoração que ele mais se identificar. 


Então, como eu posso decorar o meu casamento com artesanato?

Já me deparei com muitas ideias bacanas, desde as mais singelas, até as mais grandiosas e trabalhosas. Tudo dependerá, de fato, do seu tempo e disposição. Vamos lá? 


1 - Varal 

De flores, de luzes, de origamis, de led, de folhas. Aqui a sua criatividade não tem limite. Se o seu casamento será ao ar livre, ou uma parte da festa acontece em um lounge, vale a pena investir nessa decoração romântica, criativa e diferente. 


2 - Vasos diferentes

Você pode dispor as flores de muitas maneiras diferentes. Garrafas, cestos de palha, chapéus de palha, cumbucas de madeira, potes de vidro. E para deixar mais charmoso, você pode pintar, escrever as iniciais dos noivos, etc. 


3 - Decoração das mesas

Guarda-natos envolvidos em fitas, velas dispostas em garrafas customizadas, uma carta de agradecimento aos convidados escrita a mão.