Imagem capa - Decoração shabby chic para casamentos por Leandro Monteiro
Dicas para noivas

Decoração shabby chic para casamentos

A mescla de artigos antigos e modernos trazem um ar mais delicado e intimista para a decoração do casamento 


 Se você está organizando seu casamento e conversou com alguns profissionais sobre o tipo de decoração ideal para seu casamento, com certeza já ouviu a expressão “shabby chic”. Embora aqui no Brasil ele ainda seja novo, esse tipo de decoração nasceu há 25 anos nos EUA, com o objetivo de representar casas de campo inglesas e francesas.

O shabby chic nada mais é que mesclar artigos antigos com tendências modernas, desde a personalização do convite até os arranjos de mesa. Além disso, possui como característica utilizar cores claras e prezar pela delicadeza.

Hoje, vou tirar as principais dúvidas sobre esse estilo de decoração que tem a cara dos noivos que querem inovar, mas sem deixar o valor das tradições para trás.


O que mais se usa na decoração shabby chic? 

Podem ser utilizados elementos antigos, como móveis, candelabros, vasos, peças, etc, até móveis de madeira de demolição, gaiolas, faqueiros antigos, taças lisas ou sextavadas, pratos de pintura floral, lampiões, louças antigas, garrafas antigas como vaso de flores, entre outros.


Posso utilizar objetos pessoais?

Claro que sim, fica ainda mais incrível. Se você possui objetos que passaram de geração para geração em sua família, deve usá-los com toda certeza. Imagine que história que esse casamento terá? Mas não precisa ser apenas objetos não, fotografias antigas emolduradas também são ótimas opções para a decoração.


Quais são as cores mais utilizadas na decoração? 

As principais cores utilizadas no shabby chic é o branco, os tons pasteis, o verde água e o rosa.


As cores devem abranger até a mesa do bolo e dos doces? 

Preferencialmente. Fica mais harmonioso se os doces tiverem essas cores delicadas. Uma opção também é disponibilizá-los em louças antigas ou pratos floridos.


Posso usar a decoração em qualquer tipo de casamento? 

Infelizmente, a decoração não combina com todos os casamentos. Preferencialmente, deve ser utilizada em casamentos com perfil mais rústico e integrado à natureza.


E aí, gostou do estilo shabby chic? Comente para gente.